Início Saúde Mental Autoconhecimento Convivendo com as críticas. Filtre e seja feliz!

Convivendo com as críticas. Filtre e seja feliz!

0

Acredito que ninguém gosta de receber críticas, certo?

Primeiro, aceite que críticas fazem parte da vida.

Criticar é a habilidade de julgar, examinar e opinar sobre algo ou alguém.  A base para a crítica são os conhecimentos e experiências de cada pessoa. Logo, a crítica é algo normal entre nós, seres humanos. É bem assim: Vemos alguma situação, pensamos sobre ela, chegamos a uma conclusão e daremos, ou não, a nossa opinião. Ás vezes não chegam a falar para você, às vezes só olham…. Ou então deixam para falar quando você não estiver presente.

Filtrando as críticas

Tenho percebido cada vez mais que a crítica é uma válvula de escape para muitas pessoas. Para algumas delas, o ato de criticar serve para esconder as fraquezas, para estimular o seu próprio ego, para rebaixar as pessoas… Então, estas críticas podem não ser verdadeiras, logo, não merecem a nossa atenção.

Eu confesso que eu mesmo já me peguei fazendo isso e fiquei muito triste comigo mesmo. Nessas vezes, eu me sentia tão desvalorizado perante a situação que disparava comentários críticos – falando ser para o bem da pessoa- mas que na verdade era meu ego não querendo se sentir inferior 🙁 Triste néh? Pode confessar que você já fez isso também. É noix!

Qual a fórmula? Saiba filtrar!

Acho que é interessante nós ouvirmos todas as críticas, porque elas são grandes oportunidades que nos temos de melhorar. Mas, este filtro só irá melhorar quando você se autoconhecer o suficiente para saber tudo, ou quase tudo, sobre sua vida. Só assim você transformará as críticas das pessoas em autocrítica. 

Confira os principais tipos de críticas que são dispensáveis:

Inveja

As pessoas criticam, muitas das vezes, para rebaixarem os outros para não se sentirem tão inferiores.  Ou seja, ela te vê como ameaça. Não física, mas, às vezes, a sua presença é o suficiente para abalar as estruturas emocionais dela. E o que o cérebro faz perante uma ameaça? Ataca ou foge. No caso destas pessoas, elas atacarão.

Como assim minha presença abala as estruturas?

Simples, você pode ter coisas que ela gostaria de ter. Ter as mesmas roupas, ter o estilo, a bondade, a família, força de vontade, habilidades, beleza…. Se você tem as coisas que ela gostaria de ter, mas que ela não consegue, a sua presença a fará lembrar-se de quanto ela é infeliz. 🙁

Falta de empatia

Outro ponto que gosto de levantar é a empatia. Por que é muito fácil dar opinião na vida dos outros sendo que você não vive a vida dela.  Parece que a pessoa julga que a sua vida é da mesma forma que a dela e que você tem que fazer as coisas da mesma forma que ela. Essa pessoa é totalmente egocêntrica. Não consegue enxergar que existe vida além do umbigo dela. Ela não consegue perceber que cada um tem as suas dificuldades e histórias de vida. Ouça a crítica, veja se tem algo que pode ser filtrado e jogue ela fora.

Crítica compulsiva

Tem pessoas que já adoram opinar e criticar compulsivamente. Parece que ela precisa se auto afirmar toda hora que é melhor que todo mundo. Ouça a crítica, veja se tem algo que pode ser filtrado e jogue ela fora.

Falta de conhecimento

Para mim, para uma pessoa ser levada a sério nas críticas, ela tem que ser muito fodona no assunto que está criticando. Fora isso, a opinião dela pode ser questionável. Uma coisa é você ouvir uma crítica de quem entende, outra é ouvir de um Zé Dend’água qualquer. Ouça a crítica, veja se tem algo que pode ser filtrado e jogue ela fora.

Transforme as críticas em energias

Como eu já disse. Críticas são oportunidades para crescer. Pegue todas as críticas construtivas que te deram, junte com as que você filtrou das negativas e trabalhe em cima delas. Elas serão a energia que irão te potencializar no seu crescimento pessoal, profissional e emocional.  🙂

Críticas são bons sinais

As críticas negativas são indicadores de sucesso. Conforme disse anteriormente, críticas são válvulas de escape para muitas pessoas.

Se estão te criticando significa que está fazendo barulho, que está chamando a atenção e se tornando referência.

Finalmente, vivendo longe das críticas

Há apenas uma maneira de não receber críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada. Aristóteles

A única forma de viver longe das críticas é não existindo. Mas, como você existe, a crítica será algo certo em sua vida.

Seja criticado buscando a sua felicidade, fazendo o que você gosta, usando o que te deixa mais a vontade ou até para dançar da maneira que bem entender. Caso contrário, será criticado do mesmo jeito só que sendo infeliz.

Reflitam 😉

Assine nossa newsletter e receba notificações de novos conteúdos.

Gostou deste post? Diga o que achou! 🙂

Me siga nas redes sociais: @IgorAlfeza

🙂

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile