5 gatilhos que te fazem gastar mais dinheiro do que deveria

0
320

Quem aqui nunca comprou um produto ou serviço que não estava programado que atire a primeira pedra!

A verdade é que podemos programar toda a nossa grana do mês, mas, ao ver o extrato bancário, os números nunca batem. Um dos principais fatores que alteram isso são as compras impensadas que vão aparecendo durante o mês. Em terra de cartão de crédito ficou cada vez mais difícil conseguir controlar isso. Então vamos lá! Entenda cada um dos gatilhos te faz gastar mais dinheiro do que deveria:

Você está lendo este posts e nem tem controle da sua grana ainda? Considere ver o post  Controle financeiro, use a técnica 50/40/10.

Tédio

Esse gatilho é disparado quando não se tem nada pra fazer. Imagina você no shopping esperando o tempo passar. Passa numa loja, passa em outra… Acaba sempre saindo com no mínimo uma sacola de lá. Afinal, é uma forma de passar o tempo. Quer uma dica? Evite ficar em lugares assim quando estiver entediado.

Conquistas e merecimento

Sabe quando estamos passando em frente aquela loja que tem algo que queremos muito? Nesse momento viramos para nós mesmo e dizemos: – Você merece, vai em frente! Aí você entra na loja e compra sem dor alguma na consciência.

Não julgo aqui se você merece realmente ou não. Mas, se você está se controlando financeiramente é porque tem algum objetivo, certo? Que seja juntar dinheiro para comprar algo que você quer muito, ou seja, para não ficar no vermelho. Deixar esse gatilho decidir sobre suas compras nunca fará bem para o seu orçamento. Quer muito algo? Anote no seu caderninho ou em sua planilha e se planeje para comprar sem se complicar. 🙂

Emoções intensas

Esse é o tipo de compra que parece que resolve todos os seus problemas emocionais. Está feliz? Vou comprar algo. Está angustiado? Compra algo. Está triste? Lá vai comprar aquele açaí cheio de opcionais doces.

Quando estamos com alguma emoção intensa o nosso cérebro tenta equalizar estas reações químicas. E acredite, o ato de comprar libera endorfina em nosso organismo. Para quem não sabe, endorfina é um hormônio que controla nossa sensação de estresse e aumenta nossa sensação felicidade.  Acaba que isso se torna um vício. Assim, o seu cérebro vai associar que para ele se sentir melhor ele precisa fazer você comprar algo. Isso é muita maldade, não é mesmo?

P.s. Casos mais extremos precisam de ajuda médica para tratar o problema.

Pressão Social

Sabe quando sai aquele tênis novo que está todo mundo usando? Pode ser também aquele lançamento do novo smartphone que fotografa em baixo d’água.  Aqui a sua compra é por status. Você compra para parecer legal, cool, descolado… Somos seres sociáveis. Pertencer a um grupo é algo muito importante para nós. Por isso, existe esse gatilho. Queremos comprar as mesmas coisas que os outros estão comprando.

Agora fica a pergunta. Isso faz realmente sentido? Você realmente só vai pertencer a este grupo se comprar determinada coisa?

Contar com o ovo no c* da galinha

Esse aqui já me pegou de surpresa e não foi nada legal. Achei que ia ganhar um dinheiro extra, me senti rico e já fui logo comprando uma viagem. Aí o dinheiro não veio e fiquei tendo que economizar até na alimentação durante 3 meses.

Sabe quando você recebe a notícia que vai ganhar um dinheiro que você não contava com ele? Seja um emprego novo, um trabalho extra ou até mesmo algum benefício a mais. A última coisa que você planeja para ele é guardar, não é mesmo? Passa um filme na mente de tudo que você poderia comprar com ele. Em terra de cartão de crédito, você acaba não pensando duas vezes e compra pensando que o dinheiro vai entrar e que você irá conseguir pagar.

Nunca gaste um dinheiro que você ainda não têm.

Como fugir destes gatilhos?

  1. Tenha consciência deles. Deste modo você conseguirá controlar mais.
  2. Evite andar com cartão de crédito. Já te ajuda  a dar uma segurada.
  3. Evite andar em lugares que são feito para estimular a você comprar quando você não estiver se sentindo bem.
  4. Faça igual a mim: Sentiu muito vontade de comprar algo? Diga para seu cérebro que você irá comprar amanhã. Aí da tempo de você pensar se realmente você precisa e evita comprar na impulsividade.

Assine nossa newsletter e receba notificações de novos conteúdos.

Gostou deste post? Diga o que achou! 🙂

Me siga nas redes sociais: @igoralfeza

🙂

Artigo anteriorOs 3 tipos de amizades
Próximo artigoQuando o namoro precisa terminar
Olá :) Eu sou o Igor Alfeza. Sou formado em Administração e em Publicidade e Propaganda. Trabalho há 10 anos com consultoria de gestão de empresas. Sonhador desde sempre, já construir planos loucos e cai na maioria deles. Mas não me canso! Correr atrás do que eu acredito é o que me motiva. Hoje sou um pesquisador e estudioso de como facilitar todo esse processo. Por isso criei este portal, para ser um fonte de inspiração e estratégia para todos terem coragem de acreditar e seguir os seus sonhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui