Ólá sonhadoras e sonhadores!
Quer ser mais criativo? Confira as melhores dicas 🙂
Navegue pelo conteúdo
Para começar, o quê é uma ideia?
Podemos definir ideia como uma informação concebida de um processo mental que estava em busca de uma solução para um problema.
Como o cérebro processa as ideias?
Funciona assim: Quando pensamos, impulsos nervosos passam por cada “pontinho de conhecimento” que existe em questão de milissegundos. Desta forma, ele processa cada uma delas a fim de chegar na melhor conclusão perante a um problema.
Ou seja, ele capta o problema e vasculha cada pontinho para saber que tipo de informações, experiências e percepções irão ajudar na solução do problema.
(((Por que experiência é muito importante? Porque quanto mais pontinhos, mais experiência você tem)))
O que são “pontinhos de conhecimento”?
“Pontinhos de Conhecimento” são todas as informações, experiências e percepções que foram absorvidas, consciente ou inconsciente, em toda a sua vida pelos 5 sentidos (Visão, audição, olfato, tato e paladar). Ou seja, o seu cérebro guarda tudo que acontece com você e ao seu arredor. São informações preciosas que o ajudarão a tomar as melhores soluções quando precisar.
Ao ler este artigo, você estará criando um “pontinho de conhecimento” em sua mente 🙂
Como aumentar qualitativamente os “pontinhos de conhecimento”?
Para se ter ideias mais consistentes e diferenciadas você precisa de repertório, ou seja, mais pontinhos de conhecimento. Confira algumas dicas:
-
Leia livros
Acho que todos sabem a importância de ter uma rotina de leituras. Desenvolve a imaginação e a concentração em um assunto. Quanto mais ler, mais conhecimento terá.
-
Faça coisas diferentes
O seu cérebro é programado para ser rotineiro. Já reparou como fazemos algumas coisas sem reparar em detalhes de como fazemos? Como, por exemplo, fechar a porta e depois ter que voltar para conferir, ou de dirigir até o trabalho sem se lembrar do caminho?
Faça coisas diferentes, passe por caminhos alternativos e mudar a rotina são boas formas de deixar o cérebro ativo para prestar bastante a atenção em detalhes.
-
Mexa o seu corpo de formas diferentes
Experiente novos esportes e exercícios físicos. Saiba do que um corpo é capaz de fazer. Natação, Ginástica Artística, Kung Fu, Tênis…. Atividades diferentes, te ensina coisas diferentes.
-
Se entregue a arte
Você já foi em alguma exposição? Já foi numa apresentação de orquestra ou de dança contemporânea? Não precisa gostar, mas se permita a conhecer pelo menos. Mas, se permita de verdade.
-
Ouça outras pessoas
Uma das formas mais gostosas de se aprender é conversando com outra pessoa com opiniões e experiências diferentes.
Não entrem em bolhas sociais!
-
Viaje
O meu preferido!!! Como eu disse na dica “Faça coisas diferentes“, nosso cérebro é rotineiro. Viajar é uma forma de tirar a mente da zona de conforto. Ele fica 100% alerta na intenção de conseguir captar todas as informações do lugar. Ele quer saber se o lugar é seguro, quem são essas pessoas, se são confiáveis, qual o cheiro do lugar…Enfim, uma ótima forma de fazer ele ter novos pontinhos.
-
Ensine
Repasse o seu conhecimento. É uma das formas mais eficaz de continuar aprendendo.
-
Permita-se
Tire todos os pré-conceitos que você têm. Não conseguirá aprender coisas novas deste jeito.
Assine nossa newsletter e receba notificações de novos conteúdos.
Gostou deste post? Diga nos comentários o que você achou! 🙂
Siga o Portal nas redes sociais: @PortaldoSonhador
Me siga nas redes sociais: @IgorAlfeza
🙂