Como tentar controlar a sua ansiedade

0
458

Olá pessoal. Hoje eu vou falar sobre um assunto que eu tenho pesquisado muito nos últimos anos. A ansiedade é algo que consome tanta energia que vive me deixando angustiado, triste e decepcionado comigo mesmo. Mas, agora vamos dar um jeito nela!

O que é ansiedade?

Ansiedade está altamente ligado ao medo. É como se fosse a antecipação de uma ameaça futura. Lembrando que para nosso atual contexto,  esta ameaça não é somente á nossa integridade física, mas, também ao nosso desempenho profissional, sexual, amoroso e social.  Ou seja, falar em público, uma prova importante, uma viagem ou até mesmo esperar por um ônibus podem ser estímulos que vão desencadear uma série de reações no seu corpo.

Então, sugiro agora entendermos o que é o medo para ficar mais claro.

O que é medo?

O medo é um mecanismo que o seu corpo têm para que ele consiga sobreviver. É importante lembrar da nossa essência com animais da raça humana. Nosso cérebro vem programado de fábrica para sobreviver e se reproduzir. Quando nascemos somos que nem um CD virgem onde vamos sendo moldados de acordo com as experiências que vamos tendo durante a vida. Pense assim, você tem uma grande missão que é sobreviver, logo, você quer se sentir seguro, relaxado. Por isso, captamos todas as informações através dos nossos 5 sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar) para conseguirmos distinguir onde estamos e qual o perigo que corremos. Assim que ele capta essas informações e as armazena para usa-lá quando necessário.

Leia mais sobre pontinhos do conhecimento em: Como ser mais criativo

Quando chega alguma informação através dos 5 sentidos, o cérebro, em questões de centésimos de segundos, capta todas as outras experiências para decidir se está tudo bem, se precisa fugir ou se precisa atacar.  De acordo com a decisão que for tomada, uma série de reações químicas acontecem no seu corpo para se preparar para correr, lutar ou relaxar. Por isso, podemos sentir aumento nos batimentos cardíacos, pupilas dilatadas, sudorose (suor excessivo), tensão muscular e diversas outras alterações.

Trazendo para a atualidade

Hoje em dia os nossos medos se atualizaram. Mas, o mecanismo continua o mesmo. Atualmente temos medo de não conseguirmos ser nada em nossa vida, de uma prova que pode salvar o seu ano, de sermos julgados, ridicularizados e entre outras diversas coisas.  Sobreviver hoje não é só fugir do leão, e sim, conseguir manter um círculo de amizade, conseguir um emprego e arrumar o amor da sua vida…

A ansiedade está ligada ao medo do que está por vir. Por que, geralmente, o seu insucesso pode significar a sua “morte” na sua vida social.

Como vou conseguir controlar minha ansiedade?

Primeiramente, acho importante dizer que não sou profissional da área. Sou somente um entusiasta a procura de uma vida melhor e sem neuras. Por isso, não vou passar receitas milagrosas, mas sim ações básicas que podem te ajudar a entender e a deixar a vida mais leve. Caso você sinta que a ansiedade está te consumindo de forma alarmante, procure um psicólogo ou psicanalista.

1 – Se autoconheça

A primeira coisa que aconselho é entender quem é você. O medo está ligado ao desconhecido e isso nos estressa, traz agonias e angústias. Vamos já acabar com isso:

Veja este posts: Autoconhecimento – Conheça o exercício dos porquês

2 – Entenda o que é felicidade para você

Agora que você se conhece, o que te faz feliz? O que você quer ser? Qual o seu propósito de vida? Conseguir responder estas perguntas irá te ajudar a dar um norte, razões, coragem e motivação para buscar a sua felicidade. Acredite em mim, alguns destes medos já podem sumir aqui.

Veja este posts: Qual o seu objetivo de vida? Entenda como descobrir o seu

3- Enfrente seus medos

ALERTA! Não seja louco de sair igual desembestado enfrentando todos de uma vez só.

Seja inteligente.

Vamos pensar aqui na melhor forma de enfrentar os seus medos. Medo = desconhecido. Então, vamos conhecer. Como? Ler, ouvir e/ou ver conteúdos sobre o assunto pode ajudar, igual você está fazendo agora. MAS, só a teoria não vai te ajudar. Então, vamos pensar na prática. Vou exemplificar duas situações:

1) Algo que pode ser que aconteça ou não.

Faça estas perguntas a si mesmo:

  • Você controla a situação?
  • O que você pode fazer, você está fazendo?

Acredito que a resposta da primeira seja “não” e o da segunda eu espero que seja “sim”. o nosso cérebro até tenta, mas é impossível controlar o mundo. São tantas variáveis que podem alterar o futuro que é burrice viver em função dele, principalmente que pode ser que você nem esteja vivo até lá. Por isso, relaxa. Faça o seu melhor no presente e aguarde. Caso não aconteça da maneira que você esperava, levanta a cabeça e tenta de novo.

Obs. É difícil no início, mas depois fica mais fácil.

2) Algo que depende de alguma atitude minha

Há situações em que necessita de algum desempenho seu para determinar o sucesso ou não da situação. Apresentar um trabalho, falar com uma garota (o), uma entrevista de emprego, um exame de direção…

Nessa situação específica, o passo número 1 e 2 citados acima tem grande importância. Tudo é questão de percepção, por que ser zoado, ridicularizado ou rejeitado pode ter um peso muito grande nas minhas pretensões? Sério que a risada de alguém que não conhece a sua realidade de vida vai ser fator determinante da sua felicidade? Ou que não entrar em uma determinada empresa vai ditar se você é um bom profissional ou não? Pense nisso!

4) Não desista de ser feliz

Não se esqueça de que todos nós somos diferentes. Cada um tem a sua história, problemas, qualidades e defeitos.  Nunca deixa a sua felicidade em mãos de outras pessoas. Busque sempre a sua autorrealização.

Felicidade não é o produto final, é o processo.

Assine nossa newsletter e receba notificações de novos conteúdos.

O que achou deste post? Compartilhe comigo as suas percepções!

Me siga nas redes sociais: @igoralfeza

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui